Rede Despertar Sonhos

Capacitação Profissional

Conheça nosso projeto

O Projeto Capacitação Profissional é o programa de aprendizagem do Despertar Sonhos que atende a Lei nº 10.097/2000, regulamentada pelo decreto Federal nº 598/2005 e portaria 723/2012, onde dispõe que: “São obrigados a contratar aprendizes os estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 (sete) empregados de acordo com o percentual exigido por lei (art. 429 da CLT ) em no mínimo 5% e no máximo 15% por estabelecimentos (CNPJ ) calculado sobre total de empregados cujas funções demandem formação profissional.

A capacitação busca aproximar a teoria da prática, mediante a participação dos instrutores e dos capacitando em ações dinâmicas, fundamentadas na própria construção do processo de ensinar e aprender, de forma crítica e criativa, considerando a realidade de vida dos capacitando, resgatando conhecimentos e vivência do grupo.

A proposta coloca-se como inovadora ao abrigar a necessária flexibilidade que permite aos instrutores adaptá-la à realidade local, sem perder a essência do programa. Esta flexibilidade aplica-se, inclusive, aos espaços físicos e à participação de profissionais conhecedores dessas peculiaridades, a fim de poder explorá-las ao máximo.

Nossos cursos

  • Práticas Administrativas Gerais
  • Praticas hoteleira
  • Praticas Alimentícias A&B
  • Praticas em Construção e Reparos (Revestimento)
  • Praticas em Construção e Reparos (Instalação)
  • Aprendizagem em Tele serviços
  • Práticas de Auxiliar em Produção
  • Aprendizagem em Práticas em Comércio e Varejo

Desenvolvemos cursos de acordo com a necessidade de cada parceiro.

Resumo do Programa

O programa visa desenvolver habilidades e competências profissionais e pessoais de jovens , preparando-os para as atividades laborais da empresa, oferecendo um direcionamento para a progressão da carreira.

  • Aprimorar a comunicação do aprendiz na empresa;
  • Capacitar o aprendiz a trabalhar em equipe, respeitando regras internas, hierarquia e a cultura organizacional da empresa ;
  • Desenvolver no aprendiz habilidade de organização do local de trabalho;
  • Despertar a análise crítica do processo de melhoria contínua da empresa;
  • Controlar entrada e saída de material.

Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos.”

Friedrich Nietzsche

Organizar e implementar um programa de aprendizagem profissional para jovens  e  adolescentes  implica  como  propõe  a  Organização  Internacional  do Trabalho,  uma  reflexão  não  apenas  sobre  as  suas  oportunidades  de  obter uma  ocupação  de  qualidade,  como  também  sobre  as  suas  possibilidades  de transição   no   mercado   de   trabalho,   ou   seja,   de   construção   de   percursos diferentes para trajetórias ocupacionais futuras (ANTD, 2016).

Ao   reconhecer  os  adolescentes  e  jovens  como  sujeitos  sociais,  o  Programa Capacitação Profissional da Rede Despertar Sonhos rompe com a concepção reducionista de adolescência e juventude como fase de transição e problema social.  Nosso  programa  reconhece  os  adolescentes  e  jovens  como  cidadãos ativos   e   participativos,   logo,   estão   no   centro   das   nossas   situações   de aprendizagem.  A  noção  de  adolescências  e  juventudes  no  plural  reitera  a importância de reconhecer as diferentes experiências e trajetórias destes sujeitos,  sobretudo  em  suas  intersecções  entre  raça,  gênero,  sexualidade, territórios, entre outros.

Tomar os jovens como sujeitos não se reduz a uma opção      teórica.      Diz      respeito      a      uma      postura metodológica  e  ética,  não  apenas  durante  o  processo de   pesquisa,   mas   também   em   meu   cotidiano   como educador.  A  experiência  da  pesquisa  mostrou-me  que ver e lidar com o jovem como sujeito, capaz de refletir, de    ter    suas    próprias    posições    e    ações,    é    uma aprendizagem  que  exige  um  esforço  de  auto-reflexão, distanciamento e autocrítica. (Dayrell, 2003, p. 44).

O mundo do trabalho é compreendido como complexo e em permanente transformação,  todavia  a  competência  passa  a  ser  o  foco  da  formação  para o  trabalho.  Nosso  programa  de  aprendizagem  busca  o  alinhamento  destas demandas promovendo um aprendizado por competências em consonância com   as   normativas   nacionais   de   educação   profissional.   O   exercício   da competência,     na     perspectiva     de     desenvolvimento     contínuo,     envolve conhecimentos,      habilidades,      atitudes      e      valores      que      podem      ser constantemente aprimorados.

“Se você continuar a fazer o que sempre fez, vai continuar a conseguir o que sempre conseguiu.”

Tony Robbins

Alinhada  aos  avanços  e  exigências  do  mundo  do  trabalho  para  o  século  XXI,  a Rede Despertar Sonhos mantêm o compromisso para que seu programa de aprendizagem seja menos conteudista e mais focado no desenvolvimento e preparação dos adolescentes e jovens aprendizes para os desafios do mundo atual.  Nossa  concepção  metodológica  rompe  com  a  tradicional  divisão  entre teoria e prática e privilegia o desenvolvimento de competências por meio de situações de aprendizagem criativas, integradoras e centradas na autonomia dos jovens.

As  situações  de  aprendizagem  são  organizadas  a  partir  das  Metodologias  Ativas, cujos principais elementos são participação ativa e engajamento dos jovens. Para Brent e Felder (2009) a aprendizagem ativa é caracterizada por atividades em que os jovens são requisitados a fazer, em vez de apenas assistir, ouvir e tomar notas. Aprende-se   resolvendo   problemas,   pesquisando,   testando   hipóteses,   tomando decisões e agindo em equipe para atingir os objetivos, de forma a estabelecer uma conexão entre a sala de aula e o mercado de trabalho

 

O desenvolvimento dos adolescentes e  jovens deverá contribuir  para  a formação de competências que impactam os diversos domínios da vida humana, no âmbito pessoal, social e profissional.

As situações de aprendizagem indicadas na imagem abaixo proporcionam oportunidades para o desenvolvimento de competências além das

relacionadas  diretamente  ao  conteúdo.  O  empenho  e  engajamento  dos  jovens aprendizes  na  realização  das  atividades  são  determinantes,  logo  é  possível desenvolver    autonomia,    senso    crítico,    criatividade,    reflexão,    poder    de argumentação, investigação, técnicas de pesquisa, colaboração, comunicação, tomada de decisão, entre outras.

Antes de relacionar as competências e  habilidades para as grandes aprendizagens,   é   importante   ressaltar   o   que   Costa   (2009)   define   como aprendizagem  e  competência.  Aprendizagem  significa  as  diversas  formas  por meio   das   quais   podemos   acessar,   adquirir,   reter,   contextualizar   e   produzir conhecimento, ela responde à indagação sobre como adquirimos e construímos  conhecimento.  Já  a  competência  diz  respeito  à  nossa  capacidade de utilizar o conhecimento adquirido ou produzido, para enfrentar os desafios que a vida nos coloca nas esferas pessoal, social e produtiva, as competências nos remetem ao uso que fazemos dele nos diversos âmbitos de nossa existência. Entendemos competência como a capacidade de mobilizar conhecimentos (saber  teórico),  habilidades  (saber  prático),  atitudes  (querer  fazer),  valores  e emoções (ser) para resolver demandas complexas da vida cotidiana e do mundo do trabalho. Conciliar os processos emocionais e racionais leva à compreensão de que é preciso saber equilibrar e harmonizar nossas competências.

A  aprendizagem  baseada  em  competências,  segundo  Tuning  (2007)  permite avaliar  e  melhorar  o  desempenho,  interpretar  situações,  analisar  o  contexto, resolver problemas e realizar ações inovadoras.

Todas  as   situações  de   aprendizagem  propostas  no   programa  da   Rede Despertar Sonhos são pensadas para contribuir com o desenvolvimento de três macro dimensões fundamentais para que o aprendiz possa se desenvolver plenamente,  considerando  a  progressão  das  suas  potencialidades,  ou  seja,  a capacidade de cada um de fazer crescer algo que traz consigo ou mesmo que adquire ao longo da vida

Dimensão  Pessoal:  compreende  objetos  de  conhecimento  e  habilidades  que visam oportunizar aos jovens o autoconhecimento, autonomia, autoestima e a autogestão e a construção de uma identidade responsiva, que integre valores morais e de cidadania.

 

Dimensão  Social:  pressupõe  o  aprendizado  de  conhecimentos  e  habilidades relacionados   à   convivência   nas   esferas   privada   e   pública,   voltados   ao desenvolvimento   da   empatia,   da   sensibilidade   social,   da   criticidade,   bem como do sentimento de responsabilidade e compromisso com o bem comum.

 

Dimensão Profissional: conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que dão condições à pessoa de aplicar na prática seus conhecimentos teóricos.

A organização do trabalho pedagógico na sala de  aula presencial ou  remoto é de fundamental importância para a efetividade dos objetivos de aprendizagem.      Adotamos      a      Oficina      Pedagógica      como      estratégia metodológica,     por     proporcionar     aos     jovens     “situações     concretas     e significativas,      baseada      no      tripé:      sentir-pensar-agir,      com      objetivos pedagógicos” (VALLE; ARRIADA, 2012, p. 4).

Oficinas são momentos de produção de conhecimentos, que partem de uma realidade,  fato  concreto  que  são  discutidos,  e  o  conhecimento  produzido  é transferido   para   essa   realidade   com   o   objetivo   de   transformá-la   (VIEIRA; VALQUIND, 2002).

Para Sant’anna (1995) a avaliação é um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e desempenho do jovem, do educador e do sistema confirmando se a construção do conhecimento prático   e   teórico   se   processou.   As   propostas   de   avaliação   do   programa   de aprendizagem da Rede Despertar Sonhos não devem ser encaradas como uma exigência   burocrática,   apenas   para   cumprir   as   orientações   das   normativas nacionais  de  educação  profissional.  É  preciso  que  o/a  educador/a  reconheça  a ação como um elemento integrador entre o processo de ensino e  de aprendizagem.

Contemplado   em   todo   o   processo   de   aprendizagem,   a   avaliação   é   uma ferramenta necessária para auxiliar na reorganização das situações de aprendizagem,    de    modo    a    favorecer    esse    processo.    O    mapeamento    do desempenho dos jovens aprendizes indica os avanços e as dificuldades que precisam pautar as estratégias didáticas referentes ao desempenho dos jovens aprendizes.  Nosso programa desenvolve dois tipos de avaliações

:

Avaliação de Aprendizado

Ação educativa semestral que têm como objetivo verificar a assimilação e acomodação  dos  conteúdos  desenvolvidos  no  programa  de  aprendizagem.  O foco  não  é  mensurar  a  capacidade  de  memoria,  mas  sim,  a  capacidade  de sistematizar e articular os conteúdos aprendidos na capacitação teórica com a vida  pessoal  e  profissional.   Utilizamos  o  questionário  aberto  como  estratégia  de avaliação.

Avaliação de Desempenho

A avaliação por competências é um processo contínuo pelo qual se compilam evidências de desempenho e conhecimentos de um indivíduo em relação a competências  profissionais  requeridas.  Assim,  os  resultados  da  avaliação  de desempenho serão bases efetivas para a melhoria do desenvolvimento integral dos jovens. Para estabelecer uma estrutura de gerenciamento de competências é  preciso  garantir  que  os  jovens  entendam  que  serão  avaliados  regularmente, tanto na capacitação teórica como na prática.

Será utilizada a Avaliação 270º como ferramenta de acompanhamento e sistematização do desempenho dos jovens aprendizes a  partir de três perspectivas: o jovem (auto avaliação), educador e a liderança da empresa.

 

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